segunda-feira, 19 de julho de 2010

Em três meses, Felipe Neto se torna sensação na internet com humor sarcástico e provocativo


- Nos seus vídeos, não há nem sombra de censura. Felipe Neto solta o verbo contra Justin Bieber , NxZero, " gente colorida ", seriados, colírios da Capricho, subcelebridades , e qualquer coisa que odeie. Mas ele faz questão de explicar que o seu desprezo recheado de palavrões e provocações aos espectadores não é nada pessoal. Nada contra "aquele cabelo rídico e aquela vozinha", como diz em um dos episódios de "Não faz sentido", que em menos de dois meses já atingiram a marca de mais de 12 milhões de visualizações no YouTube.

- Eu não tenho nada contra a pessoa Justin Bieber, o que eu critico é a máscara, os fãs, a indústria. E eu não teria falado do Justin se ele não tivesse explodido. Não tenho alvos nem vítimas. Não ataco o vocalista do Cine ou do Restart , mas o que envolve isso. Faço uma crítica em forma de humor, cômico, estourado - explica.

A crítica vem recheada de palavrões e tiradas que podem ser encaradas como humor negro, mau gosto ou até mesmo ofensa. Nada que tire o sono do rapaz, que no Twitter ( @felipeneto ) é tão provocativo quanto nos vídeos. E parece que o público gosta: são mais de 130 mil seguidores que acompanham (literalmente) tudo o que ele faz, até a consulta médica por causa de uma gripe que o deixou de cama na última semana.

Perguntado se as piadas às vezes não ficam muito pesadas, ele já responde atirando. E afirma que os brasileiros têm dificuldade em lidar com ironia e sarcasmo.

- A vida não foi feita para viver com um milhão de tabus sobre a cabeça, como uma vaquinha de presépio. As pessoas veem o meu vídeo e entendem que não falo palavrão para chocar. O humor não precisa ser bonzinho, seguir a ética, a moral e os bons costumes. Eu luto contra isso. Humor crítico, irônico e com palavrão é muito bom - diz.

Felipe está longe do tipo de garoto entendiado que começou a postar vídeos na internet para se divertir. Com 22 anos, ele já morou sozinho, teve que voltar para a casa da mãe por falta de grana, fez vários cursos de teatro, participou de peças, musicais e estuda os temas que vai falar no programa. Apesar da improvisação, ele conta que monta um pré-roteiro com os tópicos, liga a câmera e manda bala. Tudo isso feito num quarto da casa, tendo como fundo uma parede com adesivos e jogos americanos colados.

Inspirado em blogs americanos de humor, ele alimentava há muito tempo a vontade de fazer vídeos para o YouTube. Felipe queria montar um personagem extremamente ácido e irônico, que fizesse uma crítica de tudo o que o incomodava. Bom, isso ele conseguiu. E, de quebra, levou também cacetadas de todos os lados, mas também elogios, até de suas "vítimas". Nada que o incomode, muito pelo contrário. Para ele, a conexão direta com o público é muito boa, apesar de haver um "bando de trolls".

- A maioria da galera que é fã das coisas que eu critico manda milhares de mensagens elogiando os vídeos. Mas a internet é um antro de trolls que passam a vida para xingar tudo e todos. Eu lido bem com a crítica que recebo, até pela experiência no teatro. A internet em si é fabulosa, todo mundo entra em contato comigo.

Com o sucesso tão rápido, fica no ar uma pergunta: será que veremos Felipe Neto na televisão em breve? Só se a proposta permitir total liberdade criativa, para que eu "possa passar a minha mensagem". Ele diz que não tem o hábito de assistir a TV, mas enxerga inovações em programas como "Pânico" e "CQC".

- O humor brasileiro está mudando, todo mundo está fazendo parte desse processo, inclusive eu. Se eles (programas e artistas) colaboram para o humor se tornar mais crítico e sarcástico, eu estou com eles - finaliza.


fonte: Oglobo

0 comentários:

Postar um comentário